2. O escritor Monteiro Lobato era um apreciador de içá, formiga-mestra do formigueiro, e comparava seu gosto ao do caviar.
3. São necessários 10 litros de leite para fazer apenas 1 quilo de queijo.
4. Apesar de saboroso, o cachorro quente é um dos mais apontados como fonte de intoxicação alimentar. Ele é um dos fast foods mais vendidos e muitas vezes tem origem duvidosa, e armazenamento e preparo inadequados. Qualquer alimento deteriorado e contaminado por microrganismos ou toxinas pode provocar a intoxicação alimentar.
5. Em outubro de 2005, pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, descobriram que a adição de alginato, extraído das algas, aumenta a quantidade de fibras em hambúrgueres, tortas e bolos - ou seja, as pessoas poderiam continuar a consumir as guloseimas, mas de forma mais saudável. O melhor é que os cientistas garantem que o sabor continua o mesmo.
6. Em dezembro de 2008, 450 chefs de cozinha peruanos prepararam o maior ceviche do mundo. Prato típico da culinária peruana, o ceviche é feito de peixe cru marinado no limão e cebola. O prato pesou cerca de 6,8 toneladas, e foi servido em 14 vasilhas gigantes.
7. Em 2009, o norte-americano Troy Landwher demorou 40 horas para esculpir uma estátua de queijo no formato do corpo de Abraham Lincoln. O resultado foi uma peça maciça de 454 quilos feita de cheddar. A maluquice foi um ato patriótico do escultor em homenagem ao aniversário de independência dos EUA.
8. O tutu de feijão integrou o menu do último almoço de dom Pedro I antes de proclamar a nossa independência política, por volta das 4 horas da tarde do dia 7 de setembro de 1822.
9. O maior prato do mundo, servido nos casamentos dos beduínos (os árabes do deserto), é o camelo assado. São vários recheios, um dentro do outro: ovos cozidos dentro de um peixe assado, dentro de frango assado, dentro de um carneiro inteiro assado, dentro de um camelo.
10. Pelo menos 100 toneladas de tomates são despejadas numa das ruas principais de Bunol, na Espanha, durante o tradicional Festival do Tomate, no mês de agosto. A festa popular começou em 1930, quando a cidade era ainda um vilarejo e a população resolveu acabar com as cruéis touradas.
0 comentários :