terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como jogar xadrez?

As origens desse jogo de tabuleiro são controversas, alguns dizem que nasceram na Ásia, outros, na Índia e outros, acreditam que nasceu na China.

Independente de sua origem, o jogo de xadrez é um dos melhores jogos para quem quer se divertir e treinar seu pensamento lógico e suas estratégias. Este jogo é disputado por duas pessoas que movimentam peças distintas e com características diferentes. O objetivo do jogo é criar jogadas para que o adversário não consiga defender a peça mais importante do jogo, a captura do rei, ou como conhecemos: cheque mate.

Vamos entender um pouco mais a respeito desse jogo. O tabuleiro de xadrex é um quadrado com 64 casas iguais, sendo brancas e pretas, são dezesseis pedras para cada jogador, brancas e pretas.


Peças do Xadrez



Dama:
Esta peça se move para qualquer casa ao longo da coluna, tanto na fileira quanto na diagonal que ocupa.

Torre:
Esta pedra move-se tanto nas fileiras que ocupa quanto nas colunas.

Bispo:
O bispo se move ao longo das diagonais. Obs: Ao executar as jogadas, as peças mencionadas acima não podem pular sobre nenhuma peça em seu caminho, a não ser quando for para pegá-la.

Cavalo:
O cavalo se movimenta em L, observe o desenho.

Peão:
O peão são as peças que ficam na linha de frente e podem avançar uma casa da mesma coluna desde que esteja vazia, ou em seu primeiro movimento o peão pode avançar duas casas na mesma coluna em que está, desde que estejam vazias ou, o peão pode avançar a uma casa ocupada por uma peça adversária que esteja a sua diagonal e assim pode capturar aquela peça ou en passant. Essa é uma captura especial de peões, contudo, vale lembrar que os peões adversários podem capturar o peão que andou duas casas como se tivesse andado apenas uma, característica da jogada en passant.

Também existe a jogada promoção que acontece quando um peão atinge a última linha do tabuleiro do campo adversário, quando isso acontece o jogador tem de converter o peão em uma Dama, Torre, Bispo ou Cavalo.

Rei:
Movimento do rei O rei tem duas maneiras de se movimentar: pode ir para qualquer casa adjacente não atacada por nenhuma peça ou peças do inimigo. II) ‘rocando’. Está é uma jogada do Rei com as torres da mesma cor e da mesma fileira. O Rei é transferido de sua casa na direção da torre e então, a torre é transferida sobre o rei a qual acabou de atravessar.

Algumas regras no xadrez



Colunas:
É o nome dado as oito linhas verticais, as oito horizontais, fileiras e as linhas das casas de mesma cor, borda a borda, de diagonais.

Captura:
Para capturar uma das peças de seu adversário, basta mover uma de suas peças até a casa ocupada por ele, se a jogada possibilitar tal ação, a peça de seu adversário será tirada da mesa. * Atente-se, uma pedra só pode atacar a outra se a pedra puder realizar tal movimento, vale lembrar que cada peça do jogo de xadrez possui seu movimento. Movimento: * Suas peças não podem ocupar a mesma casa * E cada peça tem o seu movimento, conforme abaixo.

Desistência:
Desistência e Proposta de Empate Qualquer um dos jogadores podem desistir da partida, o desistente se torna o perdedor. Após determinada jogada, o adversário pode propor um empate, mas cabe ao adversário aceitar ou não. Repetição de Posições Quando a mesma posição das peças são realizadas por três vezes, o adversário pode propor empate.

Partida terminada:
A partica é vencida pelo jogador que der o xeque-mate na peça Rei adversária, isso termina a partida imediatamente ou pode ser vencida caso haja desistência de um dos adversários.

Empate:
O empate acontece quando não há mais lances para fazer e o rei não esta em xeque, quando isso ocorre se diz que o rei está “afogado” e assim a partida termina. Se uma jogada for feita mais de uma vez, pode ser dado como empate, também pode ser considerado empate se os jogadores realizarem 50 lances sem a movimentação de qualquer peão ou captura de alguma peça.

E agora que você sabe um pouquinho mais a respeito de xadrez, que tal uma partida?


0 comentários :