2. Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra.
3. Alguns insetos vivem em comunidades chamadas colônias, onde o trabalho é bem distribuído. É o caso das formigas e das abelhas.
4. A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas, em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.
5. O ácaro é um monstrengo microscópico que vive em colchões, travesseiros, cobertores e carpetes. Um único grama de poeira no canto da casa pode esconder um exército de 20 mil minúsculas feras.
6. Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni.
7. Larva migrans é seu nome científico, e ele vive nas fezes dos animais deixadas na areia; prolifera sobretudo nas áreas úmidas onde não bate sol. O bichinho anda por dentro da pele, provocando muita coceira, e deixa a marca de seus rastros, que parece um mapa rodoviário. Por isso tal apelido: bicho geográfico.
8. As lesmas têm fileiras de dentes na língua e os usam como serras para cortar os alimentos. O único acasalamento na vida do caracol dura 12 horas.
9. Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insetos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil de quilômetros quadrados. Eles comem diariamente um volume equivalente à alimentação de 2.500 pessoas.
10. A barata americana é o inseto terrestre mais veloz que existe. Ela pode atingir a velocidade de 5 quilômetros por hora.
0 comentários :