quinta-feira, 7 de novembro de 2013

10 ACIDENTES NATURAIS QUE A HUMANIDADE NUNCA VAI ESQUECER

Definição: Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como uma erupção vulcânica, um sismo, um desabamento, um furacão, inundação, incêndio e outros) provoca direta ou indiretamente danos extensos à propriedade, faz um grande número de vítimas, ou ambas. Em áreas onde não há nenhum interesse humano, os fenômenos naturais resultam em desastres naturais.
Sem dúvida (ou quase) o maior de todos os desastres ocorreu ha 65 milhões de anos, quando um asteroide atingiu a península de Yucatan, México, exterminando cerca de 98% da vida no planeta.
Foi por causa deste acidente que não temos aqueles lagartões nas ruas hoje em dia, para a nossa sorte. Mas não estamos aqui para falar de dinossauros. Vamos citar os 10 maiores desastres naturais que afligiram nós, humanos.

10 – TERREMOTO EM ALEPPO, NA SÍRIA
Um terremoto de magnitude 8,5 na escala Escala Richter (esta escala vai de 1 ao infinito), atingiu Aleppo, maior cidade da Síria na época, no dia 11 de outubro de 1.138. Alguns registros históricos sugerem que uma média de 230 mil pessoas morreram. Aleppo é localizada no norte da Síria e é uma área muito vulnerável a tremores. A cidade faz parte da região da Falha do Mar Morto, pois repousa sobre o limite entre a placa geológica da Arábia e a placa africana.
9 – TERREMOTO EM HAIYUAN, NA CHINA
No dia 16 de dezembro de 1920, o condado de Haiyuan na província de Ningxia, na China, foi tigindo por um terremoto de 8,5 graus de magnitude. Esta região da Ningxia era uma parte da província de Gansu na época e por isso o abalo também foi conhecido como “Terremoto de Gansu”. O Instituto Internacional de Sismologia e Engenharia Sísmica do Japão contabilizou exatamente o numero de  235.502 pessoas mortas neste abalo.
8 – TERREMOTO DE SHAANXI, NA CHINA
História da humanidade foi marcada com o terremoto com o maior número de vítimas já registrado no dia 23 de janeiro, no longínquo ano de 1556, na província de Shaanxi e na província vizinha de Shanxi, ambas localizadas no norte da China. O terrível terremoto teve a magnitude estimada em 8 graus na Escala Richter e aproximadamente o numero de mortos foi de 830 mil pessoas. Acredita-se que 60% da população dessas províncias tenha morrido no desastre.
Infelizmente não há registros visuais deste evento.
7 – TERREMOTO DE TANGSHAN, NA CHINA
Um dos piores terremotos do século 20 foi datado em 28 de julho de 1976 na cidade industrial de Tangshano, na cidade localizada em Hebei, na China que possuía na época uma população de aproximadamente um milhão de pessoas que foi devastada pelo tremor de magnitude 8. O governo chinês registrou um número de mortes igual a 655 mil, mas esse dado foi posteriormente re-estimado para cerca de 242 mil pessoas.
Memorial das vitimas do terremoto de TANGSHAN
6 – TERREMOTO DE ANTIOQUIA, NA TURQUIA
Entre os dias 20 e 29 de maio, durante a primavera de meados de 526 d.C, ocorreu o desastre em Antioquia. O terremoto atingiu a Síria e Antioquia, uma cidade que ficava localizada perto do que é hoje a moderna Antakya, na Turquia. De acordo com os escritos históricos cerca de 250 mil a 300 mil pessoas morreram em consequência do sismo. Não bastando o terremoto, logo em seguida um grande incêndio destruiu a maior parte dos edifícios que o desastre havia poupado.
5 – TERREMOTO E TSUNAMI NO OCEANO ÍNDICO
A data era um dia após o Natal de 2004, todos ainda festejando a data comemorativa quando um terremoto submarino de magnitude 9,3, com epicentro na costa oeste da Sumatra, na Indonésia, resultou em um devastador tsunami que atingiu as costas de vários países do sul e do sudeste da Ásia. O abalo sísmico originado no Oceano Índico provocou o tsunami que matou um número estimado entre 225 mil e 230 mil pessoas. O mundo todo acompanhou o evento, todos totalmente chocados.
4 – INUNDAÇÃO DO RIO AMARELO, NA CHINA
Em setembro de 1887 ocorreu a pior enchente única e o segundo pior desastre da História. O Rio Amarelo invadiu os diques na província chinesa de Henan. Milhões ficaram desabrigados e foram devastadas 11 grandes cidades do país e centenas de aldeias. Uma área de cerca de 130 mil quilômetros quadrados foi invadida pelas águas da enchente (para se ter uma ideia da extensão seria igual á uma área semelhante à da Grécia ou pouco menos que o estado do Amapá), o número estimado de mortos foi de 900 mil á 2 milhões de pessoas.
3 – INUNDAÇÕES NA CHINA CENTRAL
Ocorreram entre julho e agosto de 1931 um conjunto de enchentes que se tornou pior desastre natural da história, o ocorrido foi na região central da China. O rio Yangtze transbordou e causou uma série de inundações. Foi estimado um número de 3,7 milhões de pessoas mortas, que morreram de doenças, afogamentos e fome. Mais de 51 milhões de pessoas ( 1/4 da população da China na época) foram direta ou indiretamente afetadas pelas inundações, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.
2 – CICLONE DA ÍNDIA
Na aldeia portuária de Coringa, localizado no estado de Andhra Pradesh, na Índia, datado em 25 de novembro de 1839, um ciclone provocou uma onda de 40 metros, que destruiu grande parte da vila e a maioria dos navios perto da área, matando cerca de 20 mil pessoas morreram afogadas no mar e ficou conhecido como o “Ciclone da Índia”.
 * Não há registros visuais sobre o ocorrido.
1 – CICLONE BHOLA
No dia 12 de novembro de 1970,  na área do Paquistão Oriental (o que é agora Bangladesh) e Oeste de Bengala, na Índia, ocorreu o pior ciclone já registrado na História, o Bhola, inundando grande parte das ilhas baixas do Ganges. Foram registrados aproximadamente 500 mil mortes.
E ai caro amigo e leitor da Conteúdo Curioso, qual é o comentário sobre esta matéria  o que você achou sobre a passagem conturbada do astro pop Justin?  faça o seu comentário aqui.


0 comentários :